Novo site

Desarquivo.org

Está em elaboração o novo site do projeto Arquivo de emergência. O Arquivo é uma pesquisa sobre práticas artísticas no Brasil. O novo site será lançando em Agosto de 2011, com evento aberto ao público.


O Arquivo de emergência é desenvolvido desde 2005, e consiste em um arquivo de impressos (catálogos, folhetos, livros, artigos, zines, adesivos, matérias de jornal, entre outros) que está sento transformado em um banco de dados para consulta on-line.

É uma iniciativa independente que agora recebe financiamento da Secretaria de Cultura (Edital de Artes Visuais). A motivação principal para a realização desse Arquivo é dar acesso em uma mesma plataforma a uma grande quantidade de material produzido a partir de práticas artísticas realizadas atualmente, estabelecendo pontes de colaboração entre as pequisas acadêmicas, autônomas e o campo da produção artística.

Nesse recorte do material já arvquivado, o site Desarquivo.org apresentará a diversidade das práticas artísticas atuais vinculadas à autonomia, cooperação, auto-formação e aprendizagem, compreendendo sua ação estratégica ao campo das artes.

Um dos conceitos operados é o de campo de práticas artísticas, que, articulado com a produção do comum alia diferencialmente os universos da produção artística e das ações e lutas sociais, abrindo novos sentidos para as experiências sensíveis, radicais e disruptivas.

No novo site estarão disponíveis pra consulta, num primeiro momento, mais de 400 documentos catalogados. Usuários cadastrados poderão enviar material, autores poderão editar informações referentes às ações que tenham realizado. Para dar acesso diferencial aos documentos são inferidas as [FC] Ferramentas de concatenação (como uma nuvem de tags), os [S] Selos de Diferenciação (Captura / Parceria) e de Contaminação (Arquivo/ Campo repercutivo).

A equipe trabalhando no site é formada por Cristina Ribas, Tainá Vital (Pesquisadora), e pelos programadores Bruno Tarin e Marcelo Amaral (do coletivo i-Motirô).

O novo site tem realização da Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O projeto foi aprovado em 2010 no edital de Artes Visuais.

REALIZAÇÃO

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported License.

Anúncios

About this entry