Anotações [Brasília]

Montagem de Anotações na exposição coletiva “Obra inventário”

Espaço Cultural Marco Antônio Vilaça, Brasília

Agosto de 2010

Anotação – textos selecionados das “Anotações” do grupo Art & Language

Vista geral do lado esquerdo da montagem

Lado direito …

Aproximando de um dos quadros … Com o texto “Teoria da Distração” de Walter Benjamin

A montagem apresentada é um extrato do projeto Arquivo de emergência. Na exposição Obra Inventário (curadoria de Átila Regiano) estão disponibilizados ao público cópias das Anotações, parte da pesquisa da Arquivista na realização do Arquivo. Os textos são dados a ler por que pensam a prática de arquivos, pesquisa, crítica de arte e produção e difusão crítica de conhecimento. Na parede são dispostos fotografias e textos. Um desenho quase como  diagrama pretende conectar os materiais. O diagrama não pode ser mexido pelos participantes, mas fotocópias e colagens podem ser realizadas com cópias do material disponibilizado para consulta.

“Anotações” é também o nome dado a cada “termo” ou cartão de Blurting, do grupo Art & Language, conceito atualizado pela Arquivisa na forma de anotações fragmentárias de referências de pesquisa que aqui são dispostas para serem consignadas, provocando leituras e debates. Segue abaixo uma lista de alguns materiais já disponibilizados no site do projeto Arquivo de emergência, e que serão disponibilizados na ocasião da exposiçao e estarão relacionados no diagrama.

Nos links abaixo você encontra os originais dos textos dispostos na exposição:

ABC da Mídia Tática, Geert Lovink e David Garcia

A página (excerto de Espécies de espaços [texto completo]), Georges Perec

Arquivos temporários, Cristina Ribas em colaboração com A Arquivista

Artemicro, Regina Silveira

Blurting-in, Art & Language

Gerhard Richter, Atlas [artigo], por Benjamin Buchloh

Julie Ault, textos selecionados

Lygia Clark (excerto)

Teoria da guerrilha artística, Décio Pignatari

Un conocimiento por el montaje, entrevista feita por Pedro G. Romero a Georges Didi-Hubermann

[voltar]

Anúncios



Sobre

Este blog apresenta parte do Arquivo de emergência, uma pesquisa/arquivo desenvolvida entre 2005 e 2010 por A Arquivista e Cristina Ribas. O Arquivo de emergência existe/existiu como arquivo real para documentos produzidos a partir de práticas artísticas, comunicativas, expressivas, realizadas no Brasil a partir de meados dos anos 2000. Nas páginas do blog você encontra artigos de Cristina Ribas e A Arquivista, detalhes sobre o sistema de arquivamento e os conceitos do Arquivo, assim como imagens de exposições e montagens do Arquivo. Parte dos documentos disponíveis no Arquivo de emergência estão agora on line na plataforma Desarquivo.org.

Desarquive

Visitas

  • 23,043 visitas

Comentários


%d blogueiros gostam disto: