Insurgências Poéticas

Dissertação de mestrado de André Mesquita

Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000)

Download

****

Meus amigos e amigas,

Como muitos de vocês sabem, defendi em setembro deste ano a minha dissertação de mestrado, “Insurgências Poéticas: Arte Ativista e Ação Coletiva (1990-2000)”, pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo. Passei os últimos três anos desenvolvendo esta pesquisa, que contou com uma vasta documentação baseada em textos críticos, manifestos, fotografias, vídeos e uma bibliografia sobre arte ativista e práticas artísticas coletivas. Neste trabalho, realizei cerca de 49 entrevistas com teóricos, ativistas e coletivos de diversos países, boa parte delas realizadas com vocês, na tentativa de entender o debate sobre as relações entre arte e ativismo, assim como produzir uma análise crítica sobre tais iniciativas.

Posso dizer que estou extremamente satisfeito com este projeto que agora compartilho publicamente. Importante também lembrar que as considerações da banca de defesa sobre a dissertação (formada pelas professoras Cristina Freire e Maria Helena Capelato) foram as melhores possíveis, e fiquei muito feliz em ser aprovado com Distinção e Louvor. Não seria nada clichê dizer que este trabalho só foi possível graças ao aprendizado e à colaboração de cada um de vocês, no Brasil e no exterior, com as entrevistas que realizei, com as nossas conversas até altas horas da noite, com os laços de amizade, com os e-mails em nossas listas de discussão, com uma nota, uma indicação bibliográfica, um livro emprestado, uma aula, um seminário, um encontro, um protesto, uma intervenção, uma casa ocupada… Foram tantas oportunidades que eu só tenho a agradecer a ajuda de todos para a construção de uma pesquisa tão extensa, com tantas referências e detalhes…

Agora, mais do que nunca, o trabalho é de vocês!!!!! Dentro de uma ou duas semanas, a minha dissertação estará disponível na biblioteca da FFLCH-USP. O banco de teses da USP também deverá colocar a versão em pdf do texto para download. Isso deve demorar por volta de um mês, mas, como muitas pessoas já me escreveram solicitando a dissertação, resolvi postar o arquivo na minha página do mediafire. Para fazer o download é só entrar no endereço http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-03122008-163436/, esperar alguns segundos e clicar no link para o arquivo. Lembrando que esse endereço deve valer até o pdf da dissertação ser publicado no banco de teses!

Realmente, eu gostaria muito que vocês usassem o meu trabalho para fomentar novas discussões, pesquisas, projetos, críticas e a construção coletiva de uma “história criativa”. Os próximos passos deste trabalho estão no diálogo que pretendo continuar sempre com os coletivos e também com a publicação desta dissertação em um livro que está sendo pensado e agendado para 2009! Espero que gostem dessas insurgências.

Abraços,

André

PS: “…uma pequena resistência pode estar nas minúsculas e obstinadas luzes contra a crescente escuridão eterna, ok?”

Godspeed You! Black Emperor, 2002.

Anúncios


  1. Parabéns, meu filho!
    Eu sempre soube que você era inteligente e que um dia iria se destacar.
    Que muita luz brilhe em seu caminho
    bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Sobre

Este blog apresenta parte do Arquivo de emergência, uma pesquisa/arquivo desenvolvida entre 2005 e 2010 por A Arquivista e Cristina Ribas. O Arquivo de emergência existe/existiu como arquivo real para documentos produzidos a partir de práticas artísticas, comunicativas, expressivas, realizadas no Brasil a partir de meados dos anos 2000. Nas páginas do blog você encontra artigos de Cristina Ribas e A Arquivista, detalhes sobre o sistema de arquivamento e os conceitos do Arquivo, assim como imagens de exposições e montagens do Arquivo. Parte dos documentos disponíveis no Arquivo de emergência estão agora on line na plataforma Desarquivo.org.

Desarquive

Visitas

  • 23,043 visitas

Comentários


%d blogueiros gostam disto: