[I] Indice de imagens

[I] ÍNDICE DE IMAGENS surgiu a partir de uma edição especial, concebido para uma exposição do Arquivo de emergência.

O índice corresponde à classificação de imagens autorais (de grupos, artistas e seus pares nas artes visuais arquivados ou pré-arquivados), e imagens de um território híbrido, que possam suscitar conversas e conlitos com aquelas imagens reconhecidamente insurgentes de um >CAMPO de práticas artísticas .

Pretende-se elaborar criticamente esta aproximação e desestabilizar a própria noção de indexação, sobre o que se compreende por ativador de um processo estético, ou sobre a efetividade de uma imagem (…).

Nesta edição, realizada para a Galeria de Arte UFF (em dezembro de 2007), foram convidados sete outros arquivistas para contribuírem ao trabalho: Adriano Marcello, Flávia Vivacqua, Graziela Kunsch, Julia di Giovanni, Luciana Knijnik, Rodrigo Nunes e Vitor César, cujas imagens solicitadas deveriam

“trazer em si algum aspecto de RUPTURA com o status da arte na atualidade; constituir o registro ou uma manifestação social pública; habitar uma zona fronteiriça daquilo que se compreende por arte”. [A Arquivista]

Os convidados têm atuação diversa, através da arte ou não atuando como pesquisadores e ativistas em práticas artísticas, filosofia, midia livre, etc., e por isto foram chamados a contribuir para Índice de Imagens do Arquivo.

Esta foi a primeira exposição do Arquivo que considerava de forma mais explícita a participação do público na produção dos índices (categorias) que se referem às imagens. Na parede estava disposto um quadro com os índices já inferidos às imagens, e lacunas para que fossem sugeridos novos índices.

Cada imagem estava ampliada fotograficamente, disposta em caixas de madeira em cor, sem legenda ou índice. Em outra caixa encontrava-se o grupo de cartões em preto e branco com os dados de cada imagem – agente, evento, autor, local, data, índices.

(2007)

arquivo-indice-imagens-4

Também estavam à disposição para leitura seis textos selecionados [Leituras indicadas] do Arquivo de [T] TEXTOS do Arquivo:

[listagem de textos]

A partir desta edição, algumas [I] IMAGENS dos [E] EVENTOS e [EST] ESTRATÉGIAS já presentes no ARQUIVO estão passando por um processo de classificação pelo qual são submetidas a um índice comum às demais [I] IMAGENS HÍBRIDAS recentemente incorporadas: [FC] FERRAMENTAS DE CONCATENAÇÃO.


O índice oferecido cruza A/ CARACTARÍSTICAS DO EVENTO e B/ ÍNDICE DE IMAGENS.

arq-indice-imagens-geralarq-indice-imagens-especifico

Anúncios


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Sobre

Este blog apresenta parte do Arquivo de emergência, uma pesquisa/arquivo desenvolvida entre 2005 e 2010 por A Arquivista e Cristina Ribas. O Arquivo de emergência existe/existiu como arquivo real para documentos produzidos a partir de práticas artísticas, comunicativas, expressivas, realizadas no Brasil a partir de meados dos anos 2000. Nas páginas do blog você encontra artigos de Cristina Ribas e A Arquivista, detalhes sobre o sistema de arquivamento e os conceitos do Arquivo, assim como imagens de exposições e montagens do Arquivo. Parte dos documentos disponíveis no Arquivo de emergência estão agora on line na plataforma Desarquivo.org.

Desarquive

Visitas

  • 23,043 visitas

Comentários


%d blogueiros gostam disto: